sexta-feira, agosto 05, 2016

Como a geografia influencia o meu trabaho desde 2003, e só agora é que me dei conta disso!


Recebi um convite para publicar a minha tese de mestrado, que foi realizada em 2003/2004, na Universidade Católica, em Lisboa, sobre "Jornais brasileiros e portugueses - análise comparada do processo de produção de notícias", e achei interessante porque:

1 - Em primeiro lugar, na altura tentei publicá-la, mas como os assuntos que incluíam "Brasil e Portugal" ainda não tinham uma grande audiência, fosse no Brasil, fosse em Portugal, nenhuma editora mostrou-se interessada;

2 - Em segundo lugar, porque só a pouco tempo, dei-me conta de que o meu trabalho não constava no repositório da dita universidade, apesar de o ter entregue, na altura, em formato digital. Ou seja, desde 2005 (data em que defendi a tese), o meu trabalho encontra-se na biblioteca da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, mas quem quiser acessa-lo, terá de deslocar-se até a dita Universidade, porque a mesma, passados mais de 10 anos, ainda não conseguiu disponibilizá-la online (Sem comentários!)

3 - Em terceiro lugar, porque o exercício que tive de fazer para atualizar uma tese realizada em 2003/2004, além de ter-me trazido de volta aos estudos da comunicação (e de me ter-me relembrado porque eu gosto tanto disso!), fez-me descobrir o quanto a geografia havia influenciado o meu trabalho, desde aquela época!
Talvez eu só tenha dado conta disso agora, porque estou a trabalhar nesta área e, por isso, tudo o que tem a ver com a influencia geográfica, geopolítica e geoeconómica, tem-me chamado a atenção!

De qualquer forma, foi curioso ler determinados trechos da minha tese sobre comunicação, com referências geográficas:

"A aproximação geográfica do acontecimento relativamente a audiência, influencia o que deve ser publicado". (E aqui hoje acrescento, não só geográfica, mas geopolítica e geoeconómica também!)

"A dimensão geográfica de Portugal dispensa a instalação de sucursais em outras regiões do país."

"Portugal dá aos países da União Europeia, a mesma importância que o Brasil direciona aos principais Estados brasileiros"

"Devido a dimensão geográfica de Portugal (ser muito menor que a brasileira) é natural que o Brasil produza muito mais notícias Nacionais, que olhe mais para "dentro", do que os jornais portugueses".

Enfim... Quando o livro for finalmente publicado, vocês poderão ver, para além da dimensão geográfica, quais são as outras dimensões que podem aproximar ou distanciar o processo de produção de notícias nos dois países em questão.

Para já, a título de curiosidade, deixo-vos um pensamento:

Por vezes, determinadas coisas, as quais não demos grande importância na altura, entram nas nossas vidas, e, de repente, outra vez sem nos darmos conta, nos encontramos completamente mergulhados nelas!

Juliana Iorio

Sem comentários: